Casa do Sal
A Casa do Sal resulta da recuperação de um antigo armazém da Vila, sendo este um edifício com grande valor patrimonial, conhecido na vila como a “Balalaica”. Antigamente, nesta zona costeira, existiam inúmeros exemplos deste tipo de edifício, que eram utilizados para as mais variadas funções, todas elas ligadas à economia local. Com o decorrer do tempo e com as alterações económicas e sociais que a região assistiu, muitos destes edifícios foram sendo substituídos por outros, abandonados ou reconvertidos.
A Casa da Balalaica (Casa do Sal), é propriedade do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.) e encontra-se cedida ao Município de Castro Marim ao abrigo de um protocolo. A obra de requalificação levada a cabo pela Câmara Municipal permitiu que o edifício tivesse sido valorizado através de uma fiel e rigorosa recuperação com materiais e técnicas tradicionalmente características da região, cujo projeto de execução foi realizado no âmbito do projeto “Sal do Atlântico” Interreg III B, Arco Atlântico e a obra co-financiada pelo projeto PROMAR.
A Casa do Sal trata-se de um polo dinamizador da cultura e da valorização e promoção da salinicultura tradicional, com diversas áreas funcionais, tendo como objetivo promover atividades sociais, culturais e recreativas. É, sobretudo, um espaço que se pretende dinâmico e próximo da comunidade.
Neste espaço, é possível visualizar um filme que retrata a atividade salinícola, ilustrando as várias fases da produção e colheita do sal tradicional vs. industrial, denominado “Safra”. No seu pátio interior, como tributo a esta atividade tão importante quanto característica da vila foi elaborada uma pintura mural, da autoria de Abel Viegas, que pode ser descoberta durante a visita a este equipamento cultural.
A Casa do sal contempla, também, um espaço promocional dedicado aos produtos da salinicultura tradicional de Castro Marim.
A visita a este espaço pode ser complementada e articulada com uma visita à "Salina do Félix" (de abril a outubro, de acordo com as condições climatéricas), recuperada e revitalizada no âmbito do mesmo projeto, e em exploração desde 2008. As visitas à Salina podem ser previamente agendadas através do contacto 281 510 740 | expediente@cm-castromarim.pt.
A Salinicultura de Castro Mari
HORÁRIO
De novembro a março | 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30
De abril a outubro | 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00
MORADA - Casa do Sal
Rua São Gonçalo de Lagos
8950-141 Castro Marim
Telefone: 281 510 740 (Câmara Municipal - geral)