Alimentação mais saudável nas Escolas do Município de Castro Marim

Educação
Saúde

Adotar uma alimentação mais saudável e sustentável, num processo de reaprendizagem alimentar, com maior respeito pelos produtos endógenos, é um dos grandes investimentos deste ano da Câmara Municipal de Castro Marim.

Um mais criterioso processo da seleção dos alimentos é uma das medidas já implementadas. A escolha e compra dos alimentos privilegia a origem de produção nacional e regional, como no caso do arroz e das frutas, opta por alimentos menos processados e aditivados e por produtos biológicos e utiliza preferencialmente óleos monoinsaturados na confeção dos partos, como é o caso do azeite.

A Câmara Municipal de Castro Marim considera que este é um investimento prioritário, permitindo às suas crianças uma alimentação nutricionalmente mais equilibrada nas escolas e permitindo também uma maior sustentabilidade de recursos, representando, ao mesmo tempo, um desafio necessário à contratação pública, que deverá também sensibilizar-se e orientar-se neste sentido.

Paralelamente a esta alteração, a autarquia de Castro Marim iniciou, na última sexta-feira, dia 1 de março, uma formação profissional para todos os operacionais que executam funções nos refeitórios do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, permitindo a sensibilização e a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que possam facilitar as suas tarefas diárias e contribuir para este conceito de cozinha natural.

O Município de Castro Marim está também a organizar várias sessões de esclarecimento dirigidas aos encarregados de educação, educadores/professores e comunidade em geral, em datas a divulgar.