Autarquia de Castro Marim investe na modernização de serviços ABASTECIMENTO DE ÁGUA, com tecnologia e soluções ambientalmente mais eficientes

Ambiente
Desenvolvimento

Numa ótica de modernização e eficiência na gestão de recursos humanos e técnicos, a Câmara Municipal de Castro Marim, implementa um conjunto de medidas conducentes à melhor gestão do sistema de abastecimento de água, agora através da substituição de contadores de água, adequados ao sistema de telemetria.

A estratégia passa por definir áreas piloto e prioritárias, como sejam urbanizações com sistemas bem autonomizados e zonas maioritariamente de segunda habitação, particularmente nas freguesias mais litorais.

Há que acrescentar que a substituição dos contadores, independentemente do sistema a utilizar, é uma obrigatoriedade e aconselhável após 12 anos, o que nunca terá acontecido em pacote alargado no concelho de Castro Marim.

Este investimento permitirá uma leitura correta dos consumos, e não por estimativa, como podia acontecer, e simultaneamente um processo mais célere da recolha de valores, o que se traduz numa maior eficiência dos serviços e vai de encontro a uma política de gestão de recursos humanos mais equilibrada e produtiva.

A adequação a este novo sistema não implica qualquer procedimento ou aquisição por parte dos consumidores e garantirá um abastecimento com menos falhas, com possibilidade de mais fácil deteção de ruturas nas redes prediais.

Paralelamente, as viaturas a alocar ao sistema, para leituras e fiscalização, serão totalmente elétricas, cujos procedimentos de contratação estão igualmente em curso.

Esta ação integra uma estratégia de melhoria de todo o abastecimento no concelho de Castro Marim, que, a curto prazo, terá acoplado o abastecimento a mais 28 localidades, num investimento, em curso, superior a 4 milhões de euros, cofinanciado pelo programa PO SEUR, apoiado por Portugal e União Europeia, a 85% pelo Fundo de Coesão.