Castro Marim atribuiu bolsas de estudo a alunos do concelho

Educação

Numa altura em que muitas famílias se deparam com o impacto económico negativo resultante das medidas tomadas no combate ao novo coronavírus, os apoios sociais do município de Castro Marim estão a num processo de reajuste face a esta nova realidade.

Assim, apesar da instabilidade gerada em torno deste ano letivo, numa primeira fase com a interrupção das aulas, a câmara municipal manteve o pagamento das bolsas de estudo atribuídas aos alunos do ensino secundário (100€/mês) e superior (250€/mês).

No total, é um investimento de cerca de 32.000 euros com os 32 alunos bolseiros do ensino secundário e de cerca de 47.000 euros com os 21 alunos bolseiros do ensino superior.

Este é um investimento que a autarquia tem realizado para apoiar as famílias com maiores dificuldades e que promove, ao mesmo tempo, o aproveitamento escolar, uma vez que é uma das condições da atribuição das bolsas. Mas este ano, no contexto pandémico que o país atravessa, está o município disponível para avaliar situações excecionais ou de emergência, que careçam agora de apoios sociais que até à data não necessitavam. 

Numa permanente adaptação às situações sociais, educacionais e económicas derivadas da pandemia, o município de Castro Marim alargou recentemente o fornecimento de refeições a alunos de famílias atingidas pela crise económica e assegura ainda o transporte das mesmas a todos os alunos que residirem fora dos aglomerados de Altura e Castro Marim, onde haverá pontos de recolha, além de suportar o valor que excede o apoio do Estado em relação ao Escalão B.

Lembramos que as famílias que se encontrem em situação de carência económica equiparada ao escalão A e B, contactar o Gabinete de Ação Social do Município através do número 281 510 742.