Dia Mundial da Obesidade: Programa Municipal previne e combate a doença

Desporto
Saúde

Implementado pelo Município de Castro Marim em 2016, o 1º Programa Municipal de Combate à Obesidade tem- se vindo a consolidar e hoje, que se celebra o Dia Mundial da Obesidade, queremos sublinhar a diferença que esta iniciativa já fez na vida de cerca de 180 aderentes.

Integrada nas políticas sociais e de saúde desta autarquia, a iniciativa visa combater aquele que é considerado um dos principais flagelos deste século, a obesidade, responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura da população mundial.

“Quase 30% dos portugueses são obesos e a resposta dos serviços do Estado é lenta e acaba por não coincidir com aquele momento chave em que as pessoas sentiram a motivação para mudar. Temos que perceber que a obesidade é uma das grandes causas de morte em Portugal, AVC’s, infartos e cancro”, declara o médico e autarca de Castro Marim, Francisco Amaral.

O Programa Municipal de Combate à Obesidade, desenvolvido em articulação com o Centro de Saúde local, reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e desporto.

Mas o trabalho não se fica pelas medidas corretivas, a autarquia de Castro Marim pôs este ano em prática uma reeducação alimentar nas escolas do município, procurando que as crianças adotem uma alimentação mais saudável e sustentável e possam, elas mesmas, levar essa mensagem às suas famílias. É agora realizado um mais criterioso processo da seleção dos alimentos, privilegiando a origem de produção nacional e regional e alimentos menos processados e aditivados. Paralelamente foi dada formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, permitindo a sensibilização e a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que possam facilitar as suas tarefas diárias e contribuir para este conceito de cozinha natural.

Para se inscrever no Programa Municipal de Combate à Obesidade pode dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe do Município de Castro Marim ou utilizar os contactos: 281 510 778 | gam@cm-castromarim.pt.