Encontro Regional de Internos e Orientadores do Algarve @Castro Marim

Saúde

Está hoje a decorrer, no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, o Encontro Regional de Internos e Orientadores do Algarve, que procura fomentar a partilha de trabalhos e o debate de temas importantes na “Medicina centrada na Família”.

A sessão foi aberta pelo médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. Francisco Amaral, pela diretora executiva do ACES Sotavento, Dra. Luísa Prates, pela coordenadora do internato de Medicina Geral e Familiar (MGF) do Algarve, Dra. Maria Mora, pela presidente da Comissão Organizadora, Dra. Dyna Torrado, e pela representante da Comissão de Internos de MGF do Algarve, Dra. Carla Gomes.

“Tenho duas grandes paixões, a medicina e o poder local e uma não seria completa sem a outra. Há 25 anos atrás, entendi que só como médico não conseguia ajudar as pessoas, havia outras carências e outras limitações e foi como autarca que consegui resolvê-las. Falo, por exemplo, do transporte para pessoas que vivem em povoações isoladas”, sublinhou Francisco Amaral, atualmente com 25 anos de exercício do poder local e mais de 27 como médico.

O Encontro junta cerca de 120 internos de Medicina Geral e Familiar e orientadores de toda a região do Algarve e realiza-se anualmente desde 2007, organizado pela Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Sul e pela Administração Regional de Saúde do Algarve.