«X Milhas do Guadiana» em Castro Marim

Desporto

Este domingo, dia 5 de novembro, a 26ª edição das «X Milhas do Guadiana» voltou a passar por Castro Marim. A prova transfronteiriça voltou a unir as duas margens do Rio Guadiana, com um percurso único, com a travessia da Ponte Internacional, num total de 17.3 quilómetros, que ligou Vila Real de Santo António (Portugal) a Ayamonte (Espanha).

Realizada desde 1992, ano em que assinalou a construção da ponte internacional do Guadiana, esta prova tem hoje o objetivo de divulgar desportiva, cultural e turisticamente as localidades transfronteiriças de Castro Marim, Vila Real de St. António e Ayamonte, promovendo este território como conjunto.

A portuguesa Ana Dias (Desportivo Areias de São João) foi a vencedora na vertente feminina, com o tempo de 1:03:58, e o espanhol Adrian Andivia (Club Atletico de Punta Umbria) venceu no setor masculino, com o tempo de 00:55:23. A atleta portuguesa já tinha vencido a prova em 2016, o atleta espanhol na edição do ano passado tinha conquistado o 4º lugar, não conseguindo a entrada no pódio.

As “X Milhas do Guadiana” são uma organização da Comissão Mista Desportiva, constituída pelas Câmaras Municipais de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte, pelo Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte, Grupo Desportivo Picnic, Clube de Atletismo de Ayamonte e Eurocidade do Guadiana.