Outros pontos de interesse

A Casa do Sal resulta da recuperação de um antigo armazém da Vila, sendo este um edifício com grande valor patrimonial, conhecido na vila como a “Balalaica”. Antigamente, nesta zona costeira, existiam inúmeros exemplos deste tipo de edifício, que eram utilizados para as mais variadas funções, todas elas ligadas à economia local. Com o decorrer do tempo e com as alterações económicas e sociais que a região assistiu, muitos destes edifícios foram sendo substituídos por outros, abandonados ou reconvertidos.

A Casa da Balalaica (Casa do Sal), é propriedade do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.) e encontra-se cedida ao Município de Castro Marim ao abrigo de um protocolo. A obra de requalificação levada a cabo pela Câmara Municipal permitiu que o edifício tivesse sido valorizado através de uma fiel e rigorosa recuperação com materiais e técnicas tradicionalmente características da região, cujo projeto de execução foi realizado no âmbito do projeto “Sal do Atlântico” Interreg III B, Arco Atlântico e a obra co-financiada pelo projeto PROMAR.

A Casa do Sal trata-se de um polo dinamizador da cultura e da valorização e promoção da salinicultura tradicional, com diversas áreas funcionais, tendo como objetivo promover atividades sociais, culturais e recreativas. É, sobretudo, um espaço que se pretende dinâmico e próximo da comunidade.

Neste espaço, é possível visualizar um filme que retrata a atividade salinícola, ilustrando as várias fases da produção e colheita do sal tradicional vs. industrial, denominado “Safra”. No seu pátio interior, como tributo a esta atividade tão importante quanto característica da vila foi elaborada uma pintura mural, da autoria de Abel Viegas, que pode ser descoberta durante a visita a este equipamento cultural.

A Casa do sal contempla, também, um espaço promocional dedicado aos produtos da salinicultura tradicional de Castro Marim.

A visita a este espaço pode ser complementada e articulada com uma visita à "Salina do Félix" (de abril a outubro, de acordo com as condições climatéricas), recuperada e revitalizada no âmbito do mesmo projeto, e em exploração desde 2008. As visitas à Salina podem ser previamente agendadas através do contacto 281 510 740 | expediente@cm-castromarim.pt

 

A Salinicultura de Castro Mari

 

HORÁRIO

De novembro a março | 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30 

De abril a outubro | 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00 

 

MORADA - Casa do Sal

Rua São Gonçalo de Lagos

8950-141 Castro Marim 

Telefone: 281 510 740 (Câmara Municipal - geral)

 

Mais imagens relacionadas: 

Adquirida pela Câmara Municipal de Castro Marim em 1999, a Casa de Odeleite foi, nas primeiras décadas do século XX, um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia. Comercializava maioritariamente frutos de sequeiro, como a alfarroba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, oriundos dos montes em redor da aldeia. 

É um edifício particular no contexto da arquitetura da Serra, ao articular uma série de casas de matriz serrenha, com um edifício de dois andares e motivos Arte Nova. O espaço expositivo, que contém alguns dos 3000 artigos (documentos e objetos) que faziam parte do edifício, propõe uma leitura da casa em articulação com o lugar, organizada em quatro grandes temas: A Casa; o Território; O Rio Guadiana e a Ribeira de Odeleite; e as Lutas Políticas: 1ª República e Movimentos Populares pela posse das Terras da Ordem.

O presente programa, que compreende Espaço Expositivo, Restauração e Centro de Documentação com Arquivo Gastronómico, testemunha a importância deste espaço no contexto serrano nas primeiras décadas do século XX, bem como a gastronomia e os saberes da Serra.

Está equipado com cafetaria e loja.

 

Horário (encerramento à segunda-feira) 

De novembro a março | 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 

De abril a outubro | 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00

 

Contacto:

281 495911

 

Mais imagens relacionadas: 

Inaugurado na década de 50 do século XX, o Mercado Municipal funcionou durante várias décadas como o principal abastecedor de fruta, verduras e peixe da Vila. Após a sua requalificação e reabilitação, o agora denominado Mercado Local é um espaço turístico-cultural multifuncional reservado à dinamização e divulgação das artes e saberes locais e o ponto principal de promoção dos produtos endógenos do Concelho de Castro Marim.

Inserido num património de relevo municipal, o novo Mercado visa o desenvolvimento e o reforço da oferta do comércio local, com um impacto positivo na política de promoção dos produtores e artesãos locais. Através deste espaço, fruem de um canal e parceiros únicos para a divulgação dos seus produtos, que constituirá uma alavanca para a sua promoção e salvaguarda.

O Mercado Municipal comercializa os produtos naturais da região do Baixo Guadiana aderentes à Natural.pt, uma “Marca” da propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que faz parte de uma estratégia de promoção e valorização das áreas protegidas e dos seus recursos endógenos.

Pela sua localização central, e estrategicamente única, acolhe o novo Posto de Informação Turística da Região de Turismo do Algarve (RTA) - www.turismodoalgarve.pt -, assumindo-se como o espaço privilegiado para a promoção turística do concelho e divulgação dos equipamentos turístico-culturais de Castro Marim e o ponto de partida ideal para agradáveis percursos em torno da História, da Natureza e dos Saberes Tradicionais de Castro Marim.

 

Plataforma de vendas online “www.castromarimlocalmarket.com” 

A moderna plataforma de vendas online www.castromarimlocalmarket.com, associada ao Mercado Municipal, permitirá promover os produtos endógenos, bem como o património imaterial e os seus artesãos, fora do espaço físico do mercado. Deste modo, chegará a um número alargado de indivíduos – nacionais e internacionais –, que podem aceder aos produtos do mercado a partir de qualquer local, em qualquer parte do mundo, a qualquer hora, através do seu computador, tablet ou smartphone. 

 

HORÁRIO:

De novembro a março | 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30 

De abril a outubro | 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00

 

Mais imagens relacionadas: 

Odeleite é uma bonita e pacata aldeia do Concelho de Castro Marim cujo casario se estende ao longo da encosta do cerro, terminando nas margens da ribeira de Odeleite.

O Miradouro lá em cima, junto à Nacional 122, proporciona uma vista formidável sobre a barragem de Odeleite onde é possível apreciar uma paisagem vasta e harmoniosa. Para quem deseja passar bons momentos, fazer caminhadas, ou simplesmente relaxar apreciando uma esplêndida vista, inspirando a tranquilidade e o ar puro da serra Algarvia, o Miradouro de Odeleite é o sítio ideal para o fazer. Poderá ainda utilizar as mesas e bancos para fazer um agradável picnic em família ou levar material de escrita e dar asas à sua imaginação.

Mais imagens relacionadas: 

O Moinho das Pernadas é um antigo moinho hidráulico situado na margem direita da ribeira de Odeleite, cerca de dois quilómetros a jusante da aldeia de Odeleite e um quilómetro a montante da junção das ribeiras de Odeleite e de Foupana, submetido a um reabilitação pela Câmara Municipal de Castro Marim.

O projecto de reabilitação teve como objectivo preservar a infra-estrutura existente e toda a tecnologia associada à actividade secular do Moinhos de Maré, salvaguardando não só o património arquitectónico como as praticas tradicionais, votadas ao abandono desde os anos 80.

O Moinho das Pernadas entrou em inactividade por volta de 1980, com o afastamento do último moleiro. As estruturas de toda a estação de moagem foram, então, votadas ao abandono e rapidamente se degradaram.

Desta forma, o projecto arquitectónico visou a recuperação e valorização dos equipamentos e da envolvente exterior do moinho, tornando-o um sítio visitável e de reforçado interesse turístico e cultural. Foram recuperados o Moinho, o Açudes, o Cais, assim como a Casa do Moleiro, o Mirante e o Forno que fazem parte constituinte deste complexo arquitectónico.

O Moinho das Pernadas é assim um equipamento funcional que testemunha a história e reconstrói as marcas do passado do concelho de Castro Marim e de toda a região do Baixo Guadiana.

Este equipamento será em breve colocado ao serviço da população, em particular da população escolar, e da indústria do turismo, explorando as suas potencialidades histórica e educativa, cultural e económica.

 

Moinho das Pernadas

Odeleite
Telefone: 281 510 740 (Câmara Municipal) expediente@cm-castromarim.pt

 

Mais imagens relacionadas: 

Um lugar o­nde os testemunhos arqueológicos falam por si

O Castelo de Castro Marim disponibiliza aos seus visitantes, desde dia 24 de Junho de 2007,um novo espaço cultural concebido para a valorização do património arqueológico, o Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim.

As extensas escavações arqueológicas realizadas na pequena colina o­nde se ergue o Castelo da Castro Marim, decorridas nas últimas três décadas, permitiram recuperar abundantes testemunhos de ocupação humana, em diversas épocas históricas, desde o Bronze Final, a Idade do Ferro, a época Romana, entre muitos outros períodos históricos. Nas estruturas habitacionais existentes, foi possível encontrar uma grande variedade de peças manufacturadas de diferentes origens, nomeadamente aquelas que possuem fins alimentícios, sendo representativas do grande centro urbano de importação e distribuição que era Castro Marim. 

Sujeitas a um longo processo de recuperação e tratamento, as peças encontram-se agora expostas no Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim, um espaço amplo e moderno que permite ao visitante conhecer a história do Castelo de Castro Marim ilustrada através dos materiais das várias épocas. 

Simultaneamente, este espaço eleva ainda mais o potencial de Castro Marim como foco de turismo de natureza cultural. 

 

Horário: 

De novembro a março | 09:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00

De abril a outubro | 09:30 às 13:00 | 15:00 às 18:30

Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim 
Castelo de Castro Marim
8950 Castro Marim
Telefone: 281 510 74

 

Mais imagens relacionadas: