Exposição "100 Memórias de Castro Marim"

Local: 
Casa do Sal - Castro Marim
Data: 
01 Novembro 2020 a 31 Dezembro 2020
Horário: 
Todos os dias | 10h-13h | 14h-18h

São, na verdade, mais de “100 Memórias de Castro Marim”, um espólio de cartas, fotografias, postais, documentos, livros e outras tantas recordações que foram legadas ao novo Arquivo Digital da câmara municipal, contribuindo para a construção de um novo olhar sobre a identidade cultural e social castromarinense.

O projeto das “100 Memórias” nasceu no final do ano passado, com um repto lançado à população para que cedessem estas recordações pessoais e/ou familiares ao Município. Inspirado na necessidade de preservar, tratar e divulgar a documentação histórica de Castro Marim, a autarquia de Castro Marim construiu uma narrativa cronologicamente contextualizada, que permite não só um resgate do passado, mas também a construção de um novo significado sobre o mesmo.

No arquivo digital (link brevemente disponível) poderá pesquisar e consultar a documentação na posse do Município de Castro Marim. Esta documentação é uma parte do acervo com um extenso volume documental, pelo que a base de dados será periodicamente carregada e atualizada. Assim, apela-se à comunidade que continue a contribuir para este espólio, enviando as suas memórias, por empréstimo ou doação, através do email 100memorias@cm-castromarim.pt.

Neste mergulho às memórias individuais e fragmentadas, foi também realizado um levantamento audiovisual sobre o património imaterial de Castro Marim, nomeadamente nas localidades do interior, onde a herança cultural está mais sujeita a desaparecer devido ao envelhecimento da população e à fraca densidade populacional. Além do trabalho preservação e valorização da consciência histórica do concelho de Castro Marim, este conjunto de registos constitui um verdadeiro roteiro cultural de referência que estimulará a visita à região e está disponível na exposição através de uma Mesa Digital.

Recorde-se que, devido ao período de contingência, as visitas estão limitadas a grupos de 10 pessoas, sendo obrigatório o distanciamento físico, o uso de máscara e a desinfeção regular das mãos. 

 

Organização: 

Câmara Municipal de Castro Marim, cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciado a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FOURTOURS_5_E, e conta com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia, clubes e associações do concelho e de toda a comunidade em geral.