16ª Prova de Mar em Altura

Desporto

Os Leões do Sul Futebol Clube organizaram, no passado domingo, dia 13 de agosto, na Praia da Alagoa/Altura, a 16ª Prova de Natação de Mar “Vila de Castro Marim”, no âmbito do 25º Circuito de Natação de Mar do Algarve”. Cerca de 250 participantes nadaram com a água a 22 graus e um mar de gente na praia.

A competição possuiu duas vertentes: os atletas federados no circuito de Águas Abertas (prova oficial), que percorrem uma distância de 1300 metros de mar, enquanto os atletas não federados participam na prova popular de divulgação da modalidade, numa distância de 800 metros.

A prova organizada pelos Leões do Sul, com supervisão da Analgarve, foi dominada este ano por clubes algarvios. O Futebol Clube de Ferreiras foi o primeiro classificado, partilhando o pódio com o Portinado, em segundo, e o Louletano Desportos Clube, em terceiro.

Cerca de 250 nadadores, entre federados e populares, em representação de 43 clubes, portugueses e estrangeiros, entre os quais muitos espanhóis, cortaram a meta nas duas distâncias da prova: 1500 metros e 800 metros.

Tiago Carvalho Campos, do Clube de Natação de Rio Maior, venceu a prova principal. A prata foi para Mário André Bonança, do Sporting Clube de Portugal, e o bronze para Diogo Santos Cardoso, do Colégio de Monte Maior (ADRCIMM).

Na prova principal, género feminino, venceu Alexandra Couto Frazão, da Fundação Beatriz Santos. Em segundo lugar ficou Mariana Amaral Mendes, da ADRCIMM, e, em terceiro, Vera Paiva Vilaça, que nadou em nome individual.

Na distância de 800 metros, designada prova de divulgação, brilhou Manuel Maria Ferraz, que nadou em nome individual. Francisco Lopes Afonso, também individual, levou a prata e José Miguel Rodeia, em representação do CNFA, o bronze.

O Portinado dominou no setor feminino da divulgação, colocando no pódio três atletas: Inês Sofia Alves, Margarida Sebastião Mendes e Ana Sofia Filipe.

A prova “Vila de Castro Marim”, da responsabilidade do grupo desportivo, recreativo e cultural Leões do Sul Futebol Clube, de S. Bartolomeu do Sul, conta, há 16 anos consecutivos, com o apoio do município de Castro Marim, Junta de Freguesia de Altura e diversas entidades públicas, entre as quais a Capitania do porto de VRSA, e privadas das região.