24 de Junho marcado pela homenagem a clubes e associações do concelho

Cultura
Desenvolvimento
Desporto
Educação
Obras
Patrimónios
Saúde
Turismo

Castro Marim celebrou ontem o seu feriado municipal, homenageando os atletas, clubes e associações do concelho, que prestigiam o Município com a entrega, o esforço e a dedicação que colocam no seu trabalho. As comemorações tiveram ontem o seu ponto alto, com a sessão solene e o concerto de Camané, mas começaram logo no dia 22 de junho, sexta-feira, animando o fim-de-semana com um rico e diversificado programa cultural, desde o concerto da Orquestra Clássica do Sul até ao Grande Arraial de S. João.

O grupo de dança das ARUTLA, do Clube Recreativo Alturense, foi uma das distinções atribuídas, designadamente à faixa etária dos 8 aos 10 anos e à sua professora Laura Pook, em reconhecimento do 1º lugar conquistado no Festival de Artes de Albufeira. O “jovem” atleta, Amândio Sousa Rodrigues Norberto, do Leões do Sul Futebol Clube, foi homenageado pela vitória do Triatlo X Terra, na categorial de mais de 70 anos. Do União Desportiva Castromarinense, na época 2017/2018, destacaram-se, quatro equipas: os Infantis e Juvenis masculinos e a equipa júnior feminina, com os títulos de campeões distritais de futsal, e a equipa Júnior masculina, que conquistou a Taça do Algarve de Futsal.

Da secção de Atletismo do Clube Recreativo Alturense foram vários os atletas que nos seus escalões venceram o 2º Circuito do Algarve de Atletismo em estrada e corta mato “Prof. Artur Lara Ramos”: Matilde Padrão (infantis), Tomás Fernandes (infantis), que também venceu o Quilometro Jovem Regional, Joana Fernandes (iniciados), Maria Rodrigues (juvenis), que também triunfou no Campeonato Regional de Provas Combinadas, João Monteiro (juniores), Jorge Nogueira (Sub 23) e Diane Valentim (veteranas 35). A equipa de infantis masculinos sagrou-se Campeã Regional de Corta Mato.

Também o Clube de Artes Marciais de Altura foi homenageado pelas conquistas dos seus atletas de Jiu-Jitsu e Judo: o judoca Gonçalo Antunes, em 3º lugar na categoria de cadetes; Denis Dinga, campeão nacional de Jiu-Jitsu na categoria de Juvenis; Rui Estevão, 3º lugar em Jiu-Jitsu a nível nacional, na categoria de Seniores; Maik Verheij, campeão nacional de Jiu-Jitsu na categoria de Cadetes.

Além das distinções aos atletas, a Câmara Municipal de Castro Marim distinguiu também os funcionários autárquicos com mais de 25 anos de serviço e o Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

A sessão solene, que decorreu na Casa do Sal, foi iniciada com uma interpretação musical da Banda Musical Castromarinense, como sendo o primeiro ato oficial com o novo fardamento, pago integralmente pela Câmara Municipal.

Seguiu-se a apresentação da Rede de Transportes do Baixo Guadiana, que se foca na realização de pequenos circuitos turísticos de visita ao património do território, uma iniciativa cofinanciada pelo projeto  0193_UADITURS_II_5_E, FEDER, no âmbito do programa INTERREG V-A Portugal Espanha. Com este projeto o município de Castro Marim iniciou com a sua Linha Azul para o Património, que assegura um transporte pendular regular, entre os hotéis e os valores patrimoniais do concelho e que irá entrar em funcionamento a partir do dia 15 de julho, gratuitamente.

Seguiu-se a apresentação da nova viatura do INEM (Instituto de Nacional de Emergência Médica), posteriormente afeta ao novo posto de emergência médica, que será instalado na aldeia do Azinhal.

Terminada a Bênção das viaturas, o público foi transportado até à Antiga Escola Primária de São Bartolomeu do Sul para a inauguração da "Estação d' Artes", um novo espaço do concelho que dará lugar às atividades da Universidade do Tempo Livre, mas também a novos projetos ligados às artes e ofícios, um espaço que procura combinar a tradição e a inovação, acolhendo artesãos e jovens criativos. Pretende-se que a “Estação d’Artes” possa acolher formação, tertúlias e exposições ligadas ao artesanato, etnografia, design, ilustração, costura, tecelagem, entre outros.

O dia foi ainda assinalado pela inauguração da requalificação da Rua da Arrancada, uma intervenção há muito solicitada pelos moradores do Barrocal, povoação pertencente à freguesia de Altura. Além da pavimentação da rua, antes em terra batida, foram construídas as infraestruturas de águas, esgotos e pluviais que se justificaram.

As comemorações do 24 de junho terminaram com André Ramos e Teresa Nunes no palco do Revelim de St. António, e com o grande concerto do fadista Camané.

Mais imagens sobre esta notícia: