Banda Musical Castromarinense num espetáculo memorável com Tiago Bettencourt no Dia do Município de Castro Marim

Cultura
Desenvolvimento

No dia 24 de Junho, Castro Marim celebrou o Dia do Município, este ano com enfoque nos projetos alavanca que pautam o futuro e os destinos de Castro Marim. À noite, o palco do Revelim de St. António recebeu o memorável concerto de Tiago Bettencourt com a Banda Musical Castromarinense. O espetáculo celebrou os 20 anos de carreira do conhecido cantor e autor e também do Centenário da Banda Musical Castromarinense, transformando-se num momento único de encontro e partilha da cultura e identidade local.

As celebrações começaram com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, o primeiro com a formatura dos bombeiros de VRSA e Castro Marim e com a Banda Musical Castromarinense, seguindo-se então a sessão solene, pautada entre a apresentação de grandes projetos já concretizados e o arranque de investimentos de peso para o desenvolvimento do território castromarinense. Em destaque, a conclusão e abertura do Lar de Alzheimer, uma referência a sul do país, e do Verdelago Resort, turismo de luxo alicerçado em valores patrimoniais e de sustentabilidade e os empreendimentos, agora a arrancar, de Almada D’Ouro e Herdade da Corte do Velho, os dois na freguesia de Azinhal. Com novas dinâmicas, apresentam-se como verdadeiros contributos para a dinamização do Algarve interior e destas margens do Guadiana.

A sessão solene contou também com as distinções dos melhores alunos, a quem o município atribuiu uma viagem ao País Basco. A atribuição de vales aos alunos do Quadro de Valor e Excelência foi reservada a outro momento, por ainda não se ter concluído o período das avaliações.

Foi também o dia que ditou o início de uma nova fase de cooperação entre instituições, com vista a reforçar e melhorar a qualidade de vida da população castromarinense. O município de Castro Marim assinou dois protocolos que visam oferecer mais e melhores condições de segurança e meios de socorro e assistência, dois fatores que acrescentam na atratividade do território. Com a GNR, o protocolo promove o reforço da capacidade operacional desta força de segurança, dotando-a de um novo motociclo.

Em relação ao protocolo assinado com os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, traduz-se na transferência de cerca de 275 mil euros, o que permitirá a sustentação financeira e operacional da estrutura no âmbito da proteção civil e socorro.

Foram ainda distinguidos produtos locais de excelência, com notoriedade e reconhecimento internacional, nomeadamente a Flor de Sal Salmarim e o vinho "Alagoa Velha - Lábios Nus". A flor de sal de Castro Marim, e sua afirmação internacional, resulta de investimento de anos, com forte apoio do Município, que tem trabalhado na promoção e valorização da atividade salinícola e na afirmação do sal como marca territorial. Em relação ao “Alagoa Velha, Lábios Nus” é um vinho da família Palma Dias, que nasce da recuperação de vinhas antigas num território inóspito, mas que tinha já sido preparado pelo reconhecido historiador, escritor e pensador algarvio Jacinto Palma Dias, que faleceu em 2020. Associada a este investimento está a construção de uma adega com ânforas em barro, um espaço de fruição e afirmação dos valores patrimoniais do território.

"O futuro de Castro Marim construímo-lo todos os dias, em equipa, com a entrega de todos vós. Juntos não há impossíveis. A prova desta afirmação é todo o elenco de projetos de décadas que já conseguimos concretizar ou que estão em vias de concretização. Temos desenvolvido um trabalho sério, com verdade, com bom senso, com rigor nas contas públicas, não estendendo o pé para além do lençol, sem grande propaganda nem satisfazendo o culto de imagem de ninguém. Sempre numa perspetiva de sustentabilidade e de futuro, dum futuro mais risonho e mais promissor. Continuaremos a sonhar e a trabalhar incansavelmente por Castro Marim e pelos castromarinenses", concluiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, depois de um discurso fundamentado no crescimento do município nesta última década.

À sessão, seguiu-se a apresentação de um conjunto de novos investimentos em viaturas e equipamentos de resíduos sólidos urbanos, com a renovada imagem de "Castro Marim + Limpo", que engloba também a contratação de novas equipas.

A noite de 23 de Junho foi, como habitualmente, do Grande Arraial de S. João, que decorreu na Praça 1º de Maio, em Castro Marim. Animado pela sardinhada e pela música popular, este Arraial encerrou também o XXII Concurso de Mastros, que todos os anos anima os Santos Populares no concelho, fruto do muito trabalho e entrega de clubes e associações locais, que primam por fazer desta uma tradição ainda com bastante vida e expressividade no território. O empenho colocado nesta edição tornou a decisão do júri mais difícil e o segundo lugar do pódio é partilhado por duas associações: 1º -Clube de Junqueira; 2º - Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora e Casa do Povo do Azinhal + Associação Recreativa e Cultural Azinhal; 3º - Banda Musical Castromarinense.

Mais imagens sobre esta notícia: