Câmara de Castro Marim recebe visto do Tribunal de Contas para avançar com a Praia Fluvial de Odeleite

Desenvolvimento
Obras
Turismo

O Tribunal de Contas já deu aval positivo à Praia Fluvial de Odeleite e a obra deverá avançar durante este mês. Trata-se de um investimento no valor de 600.00 euros, comparticipado pelo PO CRESC 2020, sendo apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER, e com um prazo de execução de 7 meses.O Tribunal de Contas já deu aval positivo à Praia Fluvial de Odeleite e a obra deverá avançar durante este mês. Trata-se de um investimento no valor de 600.000,00 euros, comparticipado pelo PO CRESC 2020, sendo apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER, e com um prazo de execução de 7 meses.

A empreitada da construção da Praia Fluvial contempla 6100m2 de área, com zonas verdes, piscinas flutuantes, apoios de praia, uma zona de estar e integra um Centro de Atividades Náuticas, cujo programa estratégico foi igualmente aprovado. Ali poderão ser desenvolvidas atividades como canoagem, vela, pesca desportiva e integrar circuitos de triatlo, representando um polo de atração e um importante contributo para o combate à sazonalidade e à desertificação.

“É uma conquista fundamental para o presente e para o futuro da população de Odeleite, que vem potenciar o turismo que já existe nesta zona, muito procurada pela gastronomia e paisagem, e que vem também acabar com a utilização ilegal e insegura desta barragem para banhos, como tem vindo a acontecer”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que este é o primeiro passo previsto para no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, elaborado há muitos anos.

O autarca defende também que este é um fator decisivo para alavancar a economia local, “tanto mais que tem associado um projeto privado complementar ao investimento público. Falamos de um contributo importante no combate à desertificação e ao despovoamento”, concluiu.

Simultaneamente, a Câmara Municipal de Castro Marim já tem em elaboração o projeto de requalificação da área de lazer a jusante da barragem, onde habitualmente se realizam as festas locais.