Casa do Sal acolhe “Viagem Interior”, uma exposição de Telma Veríssimo

Cultura

Foi inaugurada, na passada sexta-feira, dia 2 de fevereiro, a nova exposição da Casa do Sal - “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve”, construída a partir do documentário fotográfico realizado pela fotógrafa Telma Veríssimo entre 2016 e 2017.

Com casa cheia, aliada à viagem pela difícil realidade da serra algarvia, a inauguração contou com a presença de artesãos a trabalhar ao vivo, numa representação da autenticidade e caráter do interior, mas também como forma de chamar a atenção para a preservação deste legado imaterial do nosso património.

Os trabalhos reunidos aludem aos impactos das alterações climatéricas na fauna e na flora da serra algarvia. A subida da temperatura, as ondas de calor e as secas provocaram alterações nos solos e a biodiversidade fragilizou-se. A população, que outrora conseguia viver da agricultura, fugiu para o litoral, à procura de melhores condições de subsistência, e hoje o envelhecimento da população é um dos retratos mais veementes do interior, aliado à perda das tradições, um dos pilares da identidade destas comunidades.

Telma Veríssimo é fotógrafa profissional desde 1993 e até 2006 colaborou regularmente com publicações regionais e nacionais tais como Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e Jornal Barlavento.

A exposição “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve” poderá ser visitada até ao final do mês de março, todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00. Esta iniciativa conta com o alto patrocínio da Assembleia da República e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, programa 365 Algarve, Turismo de Portugal, Águas do Algarve, Câmara Municipal de Castro Marim, Associação Odiana e marca Natural.PT.

Mais imagens sobre esta notícia: