Castro Marim semeia Liberdade e constrói Bandeira de Sonhos, no 45.º aniversário do 25 de Abril

Cultura
Desporto

As comemorações do 25 de Abril em Castro Marim passaram por um diversificado programa cultural e desportivo, que privilegiou o convívio entre a população local e a consciencialização dos mais pequenos, as verdadeiras “sementes de Abril”. Este ano, destaque a “Grande Bandeira da Liberdade”, patente na Praça 1º de Maio desde o dia 24 de abril, e também para a iniciativa “Semear a Liberdade”, que passou por distribuir sementes se cravo para plantação, em vez dos habituais cravos vermelhos.

A “Bandeira da Liberdade”, com cerca de 40 metros e construída por 500 crianças do pré-escolar e 1º ciclo de Castro Marim, foi uma iniciativa incentivada por Fátima Valentim e Nuno Rufino, a partir do seu livro infantil “À Procura da Liberdade”, uma história local que já passa fronteiras e já está traduzida em espanhol. Quanto às sementes dos cravos, foram distribuídas à boleia da Banda Musical Castromarinense, que durante o dia levou á arruada às principais localidades do concelho.

A liberdade foi ainda marcada pela largada de centenas de pombos, numa parceria com a Associação Columbófila de Castro Marim, continuando-se depois as celebrações em Altura, numa aula de fitness e, mais tarde, o Mítico Jogo de Futebol entre Adeptos SL Benfica X Sporting CP, no Campo de Atletismo Adílio Gomes (Altura), organização do Clube Recreativo Alturense, de onde a equipa benfiquista saiu vencedora. O Clube da Junqueira juntou-se às celebrações com um almoço de confraternização e uma sessão de Terapia do Riso.   

Amanhã, ainda integrado nas comemorações da Revolução dos Cravos, o Pavilhão Municipal de Castro Marim acolhe, pelas 10h00, o workshop de defesa pessoal, promovido pelo Leões do Sul Futebol Clube, gratuito e aberto a todas as faixas etárias.

Organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o programa do 25 de Abril em Castro Marim contou com os apoios das Juntas de Freguesias de Odeleite, Azinhal, Castro Marim e Altura, do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, do Clube Recreativo Alturense, da Banda Musical Castromarinense, da Sociedade Columbófila Castromarinense e do Leões do Sul Futebol Clube.

Mais imagens sobre esta notícia: