“Do Mar à Serra, Somos o que Fomos”, inaugurada exposição de etnografia na Casa do Sal

Cultura

Foi ontem inaugurada a nova exposição da Casa do Sal, “Do Mar á Serra, Fomos o que Somos”, no dia em que também se celebrava o Dia da Espiga, Quinta-Feira da Ascensão. Esta é uma mostra de etnografia, focada na cultura regional, que ficará patente até ao final do mês de agosto.

Presentes estiveram o presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral e Filomena Sintra, e representantes de todas as entidades que contribuíram para a realização e o sucesso desta exposição, nomeadamente o Museu do Traje de São Brás de Alportel, o Museu Regional de Faro, a Associação Cultural Amendoeiras em Flor, a Associação Cultural Mito Algarvio, a Banda Musical Castromarinense, a Casa do Povo do Azinhal, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, a Associação A Moira e a Câmara Municipal de Alcoutim.

"Tenho um carinho especial pela etnografia, desde cedo que fui um dos precursores de iniciativas de valorização dos nossos usos e costumes e é esse o caminho da aposta turística algarvia, mas são necessárias mais pessoas como a nossa vice-presidente, que fazem viver espaços como este", realçou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral.

A vice-presidente e vereadora da cultura, Filomena Sintra, distinguiu o facto de esta ser uma exposição original, criada e abraçada pela equipa da Câmara Municipal de Castro Marim, à qual agradeceu publicamente o empenho e a dedicação entregues a todo o processo, que se tornou possível graças à colaboração de um conjunto de entidades que dignificam e lutam pela valorização da cultura algarvia.

Pela exposição podem ver-se emblemáticas personagens, que refletem os modos de vida e os costumes dos algarvios, e também algumas personagens da cultura local, que recordam hábitos e tradições da memória dos castromarinenses. Nela encontramos, por exemplo, o aguadeiro, o cabreiro, a “mulher de casa” e, como não podia deixar de ser, o salineiro, figura central da cultura local.  “Do Mar à Serra, Fomos o que Somos” evoca ao revivalismo, mas pretende também transmitir, valorizar e preservar esta identidade cultural junto do público mais jovem. Foi também recriada uma taberna típica, onde pode conhecer e até mesmo experimentar os jogos e entretengas “de outros tempos”.  

Pretende-se, ao longo da exposição, desenvolver um conjunto de manifestações etnográficas e artísticas, versadas em cada uma das profissões e temáticas, vestindo-a sempre de novas dinâmicas ao longo destes 4 meses em que ficará patente ao público.

A exposição “Do Mar à Serra, Somos o que Fomos”, é uma iniciativa promovida pelo Município de Castro Marim, em estreita parceria com o Museu do Traje de São Brás de Alportel e com o Museu Regional de Faro e foi confianciada pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FOURTOURS_5_E.

A Casa do Sal está aberta todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Mais imagens sobre esta notícia: