Furnazinhas recebe centenas de visitantes na Feira do Campo

Cultura
Educação
Patrimónios

O êxito é crescente, de ano para ano a Feira do Campo recebe mais visitantes. No passado Ontem, dia 12 de maio, aconteceu a 5ª edição e confirmou a consolidação do evento na agenda cultural local e regional.

O contacto com a natureza e com os usos e costumes das gentes deste território, paralelamente à venda dos melhores produtos locais, do artesanato à gastronomia, têm sido os motes na promoção da Feira do Campo. A realização de um passeio pedestre, durante a manhã, aliou-se a esta iniciativa e é sempre uma das melhores formas de conhecer as ruas empedradas e as casas de xisto, que caracterizam a povoação de Furnazinhas, bem como as antigas minas de cobre nas encostas voltadas a sul e as deslumbrantes panorâmicas sobre a Barragem de Odeleite.

Durante a tarde, as ruas da localidade ganharam nova vida, com animação musical, desde animação de rua, passando pelo folclore e pelo tradicional baile popular, e com atividades para miúdos e graúdos, como os passeios de burro ou o atelier do pão e do queijo. À venda encontravam-se o mel, os frutos secos, a doçaria tradicional e também algumas peças de artesanato, da cestaria à renda, com artesãos a trabalhar ao vivo. A acrescentar à dinâmica da Feira do Campo, os trabalhos de arte urbana da Universidade do Tempo Livre em exposição no polo das Furnazinhas, onde será também brevemente instalada a fibra ótica, que permitirá o acesso às telecomunicações, um ansejo antigo desta povoação serrana, com cerca de 100 habitantes.

A Feira do Campo foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Social da Freguesia de Odeleite, Câmara Municipal de Castro Marim, Clube de Caçadores das Furnazinhas e população local.

Mais imagens sobre esta notícia: