Marcadores de Livros contam histórias na Biblioteca Municipal de Castro Marim

Cultura

Foi ontem inaugurada a exposição de marcadores de livros na Biblioteca Municipal de Castro Marim. Da autoria de Guida Bruno, esta exposição reúne centenas de marcadores de livros de todo o mundo e pretende proporcionar uma viagem intercultural, apoiando-se em aspetos como a sua utilização, os materiais de confeção ou a exigência na produção, que revelam alguns aspetos de natureza publicitária e sociológica.

“Talvez por sentir que os marcadores de livro vão para além da sua função principal - marcar a página onde a leitura foi interrompida – também eles contam histórias e são excelentes guardiões de memórias”, declara Guida Bruno, que aproveitou a ocasião para falar também da importância que o colecionismo acaba por ter no seu contexto familiar.

“São milhares, as emoções, histórias, recordações, que nos traz cada marcador, muitos deles, só por si, verdadeiras peças artísticas. A sua contemplação transporta-nos para memórias, muito enriquecidas quando acompanhadas pela vivência de quem, nestas décadas, com muito carinho, as tem colecionado e, com muito brilho, entrega e abnegação, as empresta a esta biblioteca pública, “para além do conhecimento”, não tivesse sido ela mesma uma bibliotecária de referência”, referiu a vice-presidente da autarquia de Castro Marim, Filomena Sintra, sobre a exposição e sobre a sua autora.

Contadora de histórias e promotora de leitura, Guida Bruno nasceu em 1951, em Bombarral, e cresceu rodeada de livros, o que a fez apaixonar-se pela leitura. Da sua infância, recorda também a carrinha da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian, uma peça que considera chave no seu amor pelos livros. Bibliotecária por formação académica, foi no Museu Nacional do Teatro, onde trabalhou, que iniciou, em 1991, esta coleção de Marcadores de Livro. Atualmente conta com 60.000 exemplares, nacionais e estrangeiros, divididos e catalogados por várias temáticas, sendo o mais antigo do ano de 1860.

Esta exposição estará patente na Biblioteca Municipal de Castro Marim até ao final do mês de setembro, podendo ser visitadas nos dias úteis, das 09h30 às 13h00 e 14h30 às 18h00.

Mais imagens sobre esta notícia: