Teatro foi prenda de Natal para as crianças de Castro Marim
No âmbito das celebrações de Natal, a Câmara Municipal de Castro Marim e o Grupo de Teatro do Centro de Cultura e Desporto da autarquia promoveram hoje várias sessões de uma peça de teatro para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim. Foram cerca de 500 as crianças que passaram hoje pelo auditório da Biblioteca Municipal para assistir à história “Era uma vez um Dragão…”, uma adaptação do texto de António Manuel Couto Viana.
A narrativa apresenta os dilemas de três amigos - Catrapiz, Catrapaz e Catrapuz -, que num confronto com os seus medos, se conhecem e aprendem o valor da verdade. Com encenação de Francisco Brás, o grupo de Teatro do CCD leva assim a palco, pelo 4º ano consecutivo, esta oferta de Natal às crianças do concelho. O grupo de teatro agradeceu o especial empenho de dois dos seus elementos, Elisabete Sousa e Maria João Geraldo, responsáveis por todos os elementos de cenografia.
No final de cada sessão, a Câmara Municipal de Castro Marim ofereceu a todas as crianças o livro “Rita e a Floresta dos Legumes”, uma obra que nasce de um projeto da artista musical Rita Redshoes em parceria com a empresa Betweien, Lda. e que estará também no palco da Biblioteca Municipal de Castro Marim amanhã, dia 13 de dezembro, pelas 18h00, com música e teatro.
Cada criança é convidada a ler, sentir e viajar até à floresta dos legumes, e a trazer ideias das aventuras imaginadas nesta leitura, para participarem num desafio criativo lançado hoje, o "Arco-íris da Floresta dos Legumes".
Para a Câmara Municipal, o livro é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento das crianças, pois além da sua componente lúdica e pedagógica, estimula o desenvolvimento do pensamento crítico, contribuindo de forma inequívoca para cidadãos melhor preparados para os desafios do futuro.