Executivo consegue aprovar Praia Fluvial de Odeleite em reunião de câmara
Depois da primeira reprovação em reunião de câmara [18 de dezembro de 2017], foi aprovada ontem, com os votos contra da oposição socialista, a adjudicação da Praia Fluvial de Odeleite. Trata-se de um investimento no valor de 600.000 euros, comparticipado pelo PO CRESC 2020, sendo apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER, e com um prazo de execução de 7 meses.
![](https://biblioteca.cm-castromarim.pt/site/sites/cm-castromarim.pt/files/styles/focus_crop/public/noticias/imagem/barragem_de_odeleite.jpg?itok=-uzpUMuM)
A empreitada da construção da Praia Fluvial contempla 6100m2 de área, com zonas verdes, piscinas flutuantes, apoios de praia, uma zona de estar e integra um Centro de Atividades Náuticas, cujo programa estratégico foi igualmente aprovado. Ali poderão ser desenvolvidas atividades como canoagem, vela, pesca desportiva e integrar circuitos de triatlo, representando um polo de atração e um importante contributo para o combate à sazonalidade e à desertificação.
“É uma obra que vem potenciar o turismo que já existe nesta zona, muito procurada pela gastronomia e paisagem, e que vem também acabar com a utilização ilegal e insegura desta barragem para banhos, como tem vindo a acontecer”, sublinhou, aquando do lançamento do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que este é o primeiro passo previsto para no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, elaborado há muitos anos.
Para Francisco Amaral esta é uma boa notícia para Odeleite e para o concelho de Castro Marim. O autarca não tem qualquer dúvida, “atendendo ao êxito que tive com a praia fluvial de Alcoutim, acredito que o sucesso desta nova praia seja maior, pois tem um espelho de água enormíssimo, água de maior qualidade, está mais perto do litoral e situa-se mesmo ao lado do IC 27”. O autarca defende também que este é um fator decisivo para alavancar a economia local, “tanto mais que tem associado um projeto privado complementar ao investimento público. Falamos de um contributo importante no combate à desertificação e ao despovoamento”, conclui.
Simultaneamente, a Câmara Municipal de Castro Marim já tem em elaboração o projeto de requalificação da área de lazer a jusante da barragem, onde habitualmente se realizam as festas locais, assim como a abertura do concurso da obra de pavimentação das ruas de Odeleite e do Azinhal.