Fórum da Juventude em Castro Marim, uma estrutura a pensar no futuro

Desenvolvimento

Decorreu na passa terça-feira, dia 25 de setembro, a primeira reunião para a construção do Fórum da Juventude da Câmara Municipal de Castro Marim, resultado de uma deliberação camarária por unanimidade. Foram convidados diferentes elementos de entre várias organizações políticas, instituições, associações, clubes e sociedade civil.

Sem agenda fechada, num diálogo aberto e participado, pretende-se com este fórum a criação de grupos informais e desenvolvimento de dinâmicas participativas na construção de projetos vocacionados para a juventude.

Como princípios base do Fórum da Juventude da Câmara Municipal de Castro Marim, esta rede propõe-se apoiar propostas vindas de grupos de jovens do território, sem que se sintam condicionados pelas ideias políticos ou partidários, rotulados na governação do concelho. Será proposto um regulamento geral de funcionamento meramente para assegurar a representatividade da juventude e das instituições que passaram a integrar o Fórum.

É hoje inquestionável a transversalidade das políticas públicas dirigidas à juventude. São inegáveis as vantagens para as instituições públicas em estabelecerem um diálogo permanente com os cidadãos e cidadãs, fomentando mecanismos de democracia participativa e aberta a todas e a todos, pelo que importa assegurar a criação deste fórum privilegiando o diálogo com a sociedade civil jovem no Município de Castro Marim.

Até hoje o Município tem apoiado a juventude através das associações de desporto, da cultura, através de bolsas de estudo no ensino secundário e no superior, escolas de dança, de música, entre outras iniciativas. Neste momento prepara-se proposta para adquirir um espaço para instalação da Casa da Juventude, sonho outrora candidatado a um projeto de cooperação.