Barragens

No Concelho de Castro Marim existem duas grandes barragens, ambas localizadas na bacia hidrográfica do Rio Guadiana, a Barragem de Odeleite e a Barragem de Beliche.

As barragens de Odeleite e de Beliche fornecem a água do aproveitamento hidráulico Odeleite-Beliche, destinado ao abastecimento às populações e ao regadio dos concelhos do Sotavento Algarvio, podendo também em caso de necessidades hídricas, providenciar o abastecimento para consumo humano ao Barlavento Algarvio, através de estação elevatória reversível.

Este aproveitamento hidráulico serve uma população estimada em 800.000 habitantes, dos quais 250.000 correspondem à população residente e 550.000 à população flutuante, e a rega de 8600 ha de solos agrícolas. O túnel Odeleite-Beliche, com um comprimento total de aproximadamente 2950 m, garante a interligação e exploração conjunta das duas albufeiras cujo ponto de captação da água para tratamento e posterior consumo humano se situa na barragem de Beliche.

A barragem de Odeleite, construída em 1996 na ribeira de Odeleite, apresenta um comprimento de coroa de 350 metros, uma altura de 65 m e uma capacidade útil de 117.000.000 m3 de água, tendo dado origem a uma albufeira de águas públicas que constitui um dos mais importantes reservatório de água destinada à produção de água para consumo humano no Algarve. A albufeira de Odeleite dispõe de uma quantidade total de armazenamento de 130 hectómetros cúbicos e cerca de 680, 22 ha de superfície inundável, ao nível de pleno armazenamento (NPA de 52,0 m).

A albufeira de Odeleite possuí Plano de Ordenamento de Albufeira (POAO) aprovado pela (Resolução do Concelho de Ministros n.º 54/2014) incidindo o mesmo sobre o plano de água e respetiva zona terrestre de proteção da albufeira. O POAO estabelece o regime de salvaguarda de recursos e valores naturais e o regime de gestão a observar na sua área de intervenção, com vista à utilização sustentável do território e definindo como prioridade na utilização da água desta barragem, o abastecimento público.

De entre os vários objetivos do plano estiveram a definição de regras de utilização e de salvaguarda bem como identificação das áreas mais indicadas para a conservação da natureza e igualmente as mais aptas para atividades de recreio e lazer.

A barragem de Beliche foi construída em 1986 e localiza-se na Ribeira de Beliche, com uma área de 99 km2, apresenta um comprimento de coroa de 12 m de largura, uma altura de 54.30 m e um desenvolvimento de 527 m. A capacidade total da albufeira, ou seja o volume total de armazenamento é de 48 hm³ e a capacidade útil de 44 hm³, com cerca de 292 ha de superfície inundável ao nível de pleno armazenamento (NPA de 52 m) e nível mínimo de exploração (NmE) de 15,00 metros.

Mais imagens relacionadas: